Mangá - Hetalia - Axis Powers - Vol 04

Neste volume…

O Holanda explora sua estranha relação com a Bélgica e também ajuda o Japão a sair de uma situação ruim. Ainda, as coisas ficam bem esquisitas quando o Estônia sonha que todos os países são belíssimas garotas… exceto ele, claro! Será isso um sonho ou pesadelo?! E mais, aprenda sobre a culinária de vários deles!

 O mangá

Criado pelo autor Hidekaz Himaruya inicialmente como um quadrinho para internet, acabou fazendo um grande sucesso, e foi encadernado em volumes em 2008, além de passar a ser serializado em revistas japonesas.

Chegou a vender mais de um milhão de cópias só no Japão e a conquistar desde o primeiro volume o posto de mais vendido nos Estados Unidos (façanha que se repetiu várias vezes).

O mangá é quase em sua totalidade no estilo Yon-koma, sendo o primeiro de seu estilo lançado no Brasil, seguido pela obra K-ON! também da NewPOP. O Yon-koma (ou 4koma) é o nome dado às tiras japonesas, que fundamentalmente funcionam da mesma forma como as nossas ocidentais com a diferença de serem verticais. Embora não muito comum por aqui, esse estilo é muito difundido no Japão, chegando a aparecer em jornais e ter revistas só para eles!

 Polêmicas e adaptações

Devido ao seu sucesso estrondoso, Hetalia rapidamente virou animê, conquistando cinco temporadas e um filme! Inclusive, a mais recente temporada ainda está sendo transmitida com novos episódios a cada semana!

Seu animê foi criticado na Coreia do Sul e tirado do ar, enquanto alguns espectadores acusaram a obra de ser muito racista. Isso tudo porque Hetalia reconta os acontecimentos históricos através da personificação dos países em figuras humanas. E como toda personificação de caráter cômico algumas características politicamente incorretas são destacadas. Além de se explorar as piadas e generalizações mais comuns feitas sobre aqueles países.

Já nos Estados Unidos as opiniões foram das mais variadas, criticas surgiram questionando a questão do racismo, mas a grande maioria foi de elogios e recomendação. Mais tarde, em 2011 a obra ganhou o prêmio da revista NEO por voto popular, mas uma vez reafirmando o sucesso da obra no mundo!

Além das animações, Hetalia virou games, drama CDs e artbooks, sem contar com todos os produtos vinculados à série.

 A história

A história de Hetalia inicialmente foca-se nas Potências do Eixo (Itália, Alemanha e Japão), especialmente na Itália. Mas, longe de se dedicar somente às batalhas e contos de guerra, explora curiosidades e detalhes que geralmente não aparecem em livros de história. Além das relações diplomáticas entre países que são representadas como relações emocionais. É uma visão original e hilária das guerras e disputas entre as nações do mundo, desde o império romano a segunda guerra mundial.

Um atrativo do mangá é o cuidado do autor em sua pesquisa e a constante preocupação em citar e explicar através de notas os pedaços históricos. Assim não é preciso saber muito de história para aproveitar ao máximo essa obra maravilhosa.

 Os personagens principais

Os personagens principais são os países do Eixo: Itália, Alemanha e Japão. Seus inimigos são os países aliados, China, Estados Unidos, França, Espanha e Rússia. Muitos outros países dos mais variados continentes participam da história, como Prússia, Lituânia, Islândia, Noruega, Suécia, Grécia, Turquia, Egito, Camarões, Seicheles, Espanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Estônia, Bielorrússia, Polônia, Áustria, Lituânia, Listenstaine, Hungria, Ucrânia, Canadá, Cuba, Taiwan, Hong Kong, Tailândia, Austrália, Nova Zelândia, Sealand, dentre muitos outros que se unem ao grupo a cada capítulo!

 Países do EixoItália: Ele é meio incompetente, é gentil com as mulheres, mas é bem rude com os homens! Ele é brincalhão, alegre, chorão e adora massas, pizza, tomate, garotas e sestas! Ele é incrível quando leva as coisas a sério, mas isso só acontece na frente de garotas!

 Alemanha: É um jovem extremamente responsável, sério e robusto. Ele é forte e segue as regras à risca! Apesar de reclamar muito do Itália, tem o hábito de cuidar e de se preocupar com ele! Costuma se esbaldar em cerveja várias vezes ao ano!

 Japão: País de guerreiros do oriente, calmo e responsável. Tem a habilidade de sentir a atmosfera percebendo a situação e de fazer cerimônia. Talvez seja por morar sozinho no meio do oceano, mas possui uma cultura e uma forma de pensar um pouco diferente! Adora observar a mudança de estações.

 Países AliadosFrança: Ele é pretensioso e adora se gabar da sua arte. Parece ser deslumbrante, mas em certas coisas ele até que é bem simples! Ultimamente, seu negócio tem sido a agricultura! Seus hobbies são as atividades artísticas, greves e se afastar de Paris!

 Inglaterra: É um país cavalheiro, de personalidade sarcástica, porém romântica! Vive dizendo que os filmes americanos não são realistas, mas é amigo de fadas e unicórnios! Seu repertório de comida é bem pequeno!

 China: É um eremita livre que odeia perder e vive dando uma de irmão mais velho! Normalmente, age de forma conveniente, mas, uma vez em vários anos, leva as coisas a sério! Por ser mais velho, quer pagar coisas para os outros, mesmo estando apertado de grana!

 Rússia: É um país grande, sossegado e rústico! Ele não é malicioso, mas, sim, naturalmente cruel! Seus companheiros inseparáveis são a vodka e o General Inverno! Ele fica tímido e até rude com quem não é seu amigo! Isso mesmo! Ele pensa que todos são seus amigos!

 (Estados Unidos da) América: Ele se considera o número um e um herói! Talvez seja por ser jovem, mas ele força a barra e consegue fazer coisas que os outros países não são capazes de fazer! Ele adora hambúrguer, coca-cola e sorvete!

Título: Hetalia Axis Power 4
Autor: Hidekaz Himaruya
ISBN: 978-85-8362-004-4
Formato: 15 x 21 cm
Páginas: 136 paginas (incluindo páginas coloridas)
Acabamento: Papel offset 90– capa cartonada 4X1
Valor: R$ 19,90
Volumes: Em andamento
Classificação/Faixa-Etária: Recomendado para maiores de 16 anos
Assuntos/Categoria: Comédia, História
Andamento: Completo
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Mangá - Hetalia - Axis Powers - Vol 04
Sua Classificação